O Projecto School 4 Save Energy trata-se de uma medida para a redução do consumo de energia eléctrica promovido pela Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta medida promove a substituição de iluminação fluorescente T8 por T5 com adaptadores Save it Easy e a instalação de equipamento de medição em tempo real com software de controlo com leitura online - Rulergy.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Solução de monitorização de consumos – Parte 2 – A montagem do sistema Rulergy®

Uma das prioridades da AMES era seleccionar um equipamento de monitorização que fosse possível instalar sem causar transtornos ao normal funcionamento dos espaços escolares.
O Rulergy® é um equipamento fácil de instalar, embora de requeira uma intervenção de um técnico especializado no quadro eléctrico. É muito versátil podendo medir o consumo que tem mais interesse.
Para cada circuito que se pretenda acompanhar o consumo de energia é colocada uma braçadeira, que pode ser complementada com um relê caso se pretenda controlar o circuito (on / off). O módulo Gateway irá recolher e enviar a informação para a internet, ficando a disponível on-line para acesso do responsável.

Este sistema possibilita o acesso em qualquer lugar, desde que disponha de um dispositivo que tenha acesso à internet.
A instalação efectuada nas escolas secundárias Matias Aires e Gama Barros assim como no Colégio dos Plátanos são diferentes, na localização e na selecção dos circuitos a medir.
 Em todas as situações a instalação e programação do sistema foi efectuada no espaço máximo de 2 dias sem interrupção do normal funcionamento da escola. Nas situações em que foi necessário efectuar um corte de energia, por questões de segurança, este teve a duração máxima de 30 minutos.
No caso das escolas secundárias os quadros eléctricos são mais antigos, requerendo uma instalação com mais cuidados, sendo que o sistema é externo ao quadro geral. Já no caso do colégio o sistema ficou completamente integrado no quadro eléctrico existente.
Da esquerda para a direita, quadros eléctricos da Escola Matias Aires, da Gama Barros, do Colégio dos Plátanos.

Da esquerda para a direita, módulo instalado, braçadeiras no consumo geral.