O Projecto School 4 Save Energy trata-se de uma medida para a redução do consumo de energia eléctrica promovido pela Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta medida promove a substituição de iluminação fluorescente T8 por T5 com adaptadores Save it Easy e a instalação de equipamento de medição em tempo real com software de controlo com leitura online - Rulergy.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Solução de iluminação - Parte 2 - Save It Easy®

A AMES, de modo a encontrar uma solução de iluminação para os edifícios escolares a intervir cujo impacto no consumo de energia eléctrica tivesse expressão, fosse um produto certificado e reconhecido, a mão de obra de instalação não fosse demasiado relevante e combinasse a implementação da ultima tecnologia de lâmpadas fluorescentes (T5), seleccionou o dispositivo Save It Easy®.
Os dispositivos Save It Easy® preservam o sistema de iluminação existente, uma vez que estes são instalados nas armaduras de iluminação já existentes, adaptando-as tecnicamente para funcionamento com lâmpadas T5. Desta forma, o Save It Easy® permite um tempo e custo de instalação mais reduzidos.
 A utilização das lâmpadas T5 instaladas com os dispositivos Save It Easy® têm uma intensidade luminosa equivalente ou superior às lâmpadas T8 convencionais que encontramos nas escolas portuguesas. As condições de iluminação nas salas de aula é fundamental para as circunstâncias de aprendizagem.
Os dispositivos Save It Easy® têm um tempo de vida médio de 50000 horas tendo 2 anos de garantia contra falhas operacionais ou erros de fabrico, quando utilizados com as lâmpadas T5 adequadas.
Esta solução, lâmpada T5 e Save It Easy®, apresenta um consumo de energia eléctrica bastante inferior e aumenta substancialmente o seu tempo de vida da iluminação, o que leva a ter uma classificação com um índice de eficiência energética classe A.