O Projecto School 4 Save Energy trata-se de uma medida para a redução do consumo de energia eléctrica promovido pela Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta medida promove a substituição de iluminação fluorescente T8 por T5 com adaptadores Save it Easy e a instalação de equipamento de medição em tempo real com software de controlo com leitura online - Rulergy.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A medida School 4 Save Energy

O Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC) promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), tem como objectivo apoiar financeiramente medidas que visem melhorar a eficiência no consumo de energia eléctrica, através de acções empreendidas por promotores elegíveis (Associações de consumidores, Associações empresariais, Comercializadores, Operadores de redes, Agências de Energia, Associações Municipais, Instituições de Ensino Superior e Centros de Investigação), destinadas aos consumidores dos diferentes sectores.
O PPEC 2011-2012 aprovou, em Janeiro de 2011, 57 medidas que se encontram a ser implementadas por 20 promotores. Estas medidas permitirão uma poupança energética de cerca de 2 244 GWh e de 830 mil de toneladas de CO2, com um benefício social de 155 milhões de euros ao longo dos 2 anos de execução.
Uma das candidaturas aprovadas para a Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) trata-se da medida School 4 Save Energy (S4SE).
A medida S4SE trata-se de uma medida parcialmente financiada pela ERSE com o objectivo de reduzir o consumo de energia eléctrica em 13 edifícios escolares do concelho de Sintra dos mais variados níveis de ensino.
Na implementação desta medida estão preconizadas as soluções de substituição de lâmpadas fluorescentes T8 por T5 e aplicação do dispositivo Save it Easy e instalação de um equipamento de medição e controlo de consumos.
O projecto encontra-se já implementado em 3 escolas:
Escola Secundária Matias Aires
Escola Secundária Gama Barros
Colégio dos Plátanos
A AMES encontra-se a acompanhar os resultados da implementação das soluções nestes estabelecimentos de ensino.